Policiais Militares com mais de 40 anos de serviço são homenageados

28 de outubro de 2015 - 18:48

Em reconhecimento ao trabalho dedicado à segurança pública do Ceará, setenta praças da Polícia Militar que prestaram 40 ou mais anos de serviços à corporação foram homenageados, nesta quarta-feira (28), durante a solenidade de Outorga das Medalhas Ordem do Mérito Batalhão Suez, Medalha Legionário da Paz e Medalha Tiradentes.

A cerimônia, promovida pela Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão de Suez, por iniciativa do Comandante do Batalhão de Segurança Patrimonial (BSP/PMCE), Tenente Coronel PM Ghiorgiony Franklin, aconteceu no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e condecorou autoridades civis e militares que colaboraram com a segurança pública do Ceará, contribuindo para o engrandecimento do BSP, unidade subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), composto por um efetivo de 839 militares estaduais, revertidos ao serviço ativo de suas corporações para exercer funções internas em entidades da administração pública estadual.

Entre os homenageados estava o Subtenente Francisco Antônio Franco de Abreu, o policial de 65 anos, já soma 43 dedicados à Polícia Militar do Ceará e atualmente, presta serviço ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele falou com emoção sobre este momento. “Eu estou bastante satisfeito e muito orgulhoso de ter sido lembrado. Feliz em saber que o nosso Comando (BSP) reconhece que um policial com quarenta e poucos anos de serviço e reativado merece todo o respeito, por ter levado uma vida de muito trabalho. Isso aqui, vale mais que um aumento. Pois o dinheiro acaba e o reconhecimento de coração é uma coisa que não morre nunca”, enfatizou.

O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Carlos Teixeira, que na ocasião foi agraciado com a Medalha de grau ouro da Ordem do Mérito Batalhão Suez, ressaltou a importância dos militares que compõe o BSP para a segurança do Estado. “Os senhores contribuíram com a instituição Polícia Militar do Ceará e agora dizem: Eu quero contribuir mais! O trabalho dos senhores é um complemento que, nós da segurança pública, não podemos dispensar. Triste aquela Instituição que não faz o reconhecimento de seus colaboradores depois de um longo caminho trilhado. É uma felicidade vê-los com seus familiares aqui, comemorando o recebimento de uma medalha que vem a coroar 40 anos de serviço, e eu posso dizer olhando para trás que esse é um longo tempo de serviço prestado. Parabéns!” enfatizou.

A solenidade ainda homenageou o Diretor da AESP, Coronel PM José Herlínio Dutra; a Controladora Geral de Disciplina, Socorro França e outras 18 autoridades, com a Medalha da Ordem do Mérito Batalhão Suez.  O Secretário adjunto da SSPDS, Coronel PM Lauro Carlos de Araújo Prado e o Comandante do BSP, Tenente Coronel PM Ghiorgiony Franklin foram condecorados com a Medalha Tiradentes, comenda conferida pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo comprometimento para com a preservação dos valores éticos e morais no âmbito da segurança pública e do bem estar social de nosso estado. Já o subtenente Francisco Batista de Oliveira recebeu a Medalha Legionário da Paz, em reconhecimento aos 50 anos de serviços prestados à PMCE.