Alunos do CFPCOBM iniciam capacitação em criminalística e medicina legal

19 de outubro de 2015 - 16:38

Nesta segunda-feira (19), os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCO/BMCE) iniciaram a disciplina de criminalística e medicina legal, que tem o objetivo de repassar aos oficiais, os conhecimentos teóricos acerca da metodologia aplicada em perícias realizadas em locais de crime e/ou acidentes, uma vez que os procedimentos empregados no isolamento da área são de grande importância para a preservação de provas periciais.

De acordo com o instrutor da disciplina, o Perito Criminal de Classe Especial, Nerivalder Lopes Cunha Filho, os oficiais em formação irão aplicar esses conceitos principalmente em situações que envolvam o socorro de vítimas presas em ferragens, desabamentos e incêndios, mantendo o local preservado para a realização de perícias. “É de extrema importância ter profissionais devidamente qualificados na preservação de locais de acidente, para não adulterar de maneira involuntária, ou até mesmo voluntária, facilitando assim o trabalho pericial e o andamento do próprio processo criminal”, aponta.

Para que o futuro oficial compreenda a importância da Criminalística em subsidiar a Justiça com o fornecimento de informações e meios de prova, a disciplina abordará temas como:  conceitos, objetivos e princípios da criminalística; provas, vestígios, evidências e indícios; classificação do local de crime; natureza da ocorrência; preservação do local; rotina de atendimento aos locais de crime; disposições gerais sobre medicina legal; perícia médico-judicial; relação perito/periciado; perícia psiquiátrica forense; simulação em perícia médica judicial; a perícia no código de processo penal; embriaguez alcoólica e a Lei Seca.

Para o aluno do grupo 1, João Romário, a disciplina é importante para que o futuro bombeiro militar entenda que cuidados deve ter para preservar a cena de crime e quais as suas responsabilidades neste tipo de situação. “Bom, dentro dos propósitos dos bombeiros que é salvar vidas, nós acabaremos lidando muitas vezes também com a morte e com situações de crime, e essa disciplina nos traz vários aspectos técnicos de como lidar com as cenas de crime. Em um contexto como esse, há atribuições específicas para policiais, para bombeiros e para peritos, e essa disciplina mostrará, justamente, como a gente deve se comportar, que cuidados devemos ter e como preservar a cena para a atuação do perito”, explicou. A disciplina possui 18 horas/ aulas e será concluída no mês de novembro.