Futuros peritos legistas são treinados para atuar na Coordenadoria de análises laboratoriais forense

14 de outubro de 2015 - 16:49

Os farmacêuticos aprovados no concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) para ingresso no cargo de perito legista de 1ª classe estão sendo treinados para atuar na execução de análises periciais na Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forense (CALF). As atividades integram a disciplina de estágio supervisionado, última etapa do curso de formação profissional.

Durante a programação do estágio os alunos conheceram todos os setores da PEFOCE para se familiarizarem com as equipes de trabalho e as rotinas da instituição e agora cumprem o estágio na CALF, nos núcleos de DNA Forense, Toxicologia Forense, Química Forense e Bioquímica/biologia Forense; atuando em casos de crimes sexuais, identificação de paternidade e análises de amostra biológica.

Segundo o perito legista, Wanderley Pinheiro, professor responsável pela disciplina, o estágio é uma das fases mais importantes na formação do profissional, preparando o aluno para o trabalho e reforçando os conhecimentos vistos em sala. “Eles estão passando por todos os setores, primeiro para conhecer e depois para fazer na prática o que nós fazemos que são as análises periciais. Eles irão acompanhar os peritos de cada setor para aprender como são feitas as análises, quais são os aparelhos, os métodos utilizados nas análises, os cuidados que devem ter e irão fazer as análises até chegar à produção do laudo. Aqui, é interessante porque eles podem vivenciar na prática, o que foi visto na teoria e saber qual o setor que eles se adaptam melhor”, pontuou.

Fabrício Saldanha, aluno do grupo 2, afirma estar satisfeito com o treinamento. “O estágio está sendo bastante proveitoso, porque estamos vendo na prática como é a atuação pericial do farmacêutico bioquímico e como vamos utilizar todos os conhecimentos que a gente adquiriu durante o curso de formação”, ressaltou.