Peritos Criminais em formação estagiam no Núcleo de Informática Forense da PEFOCE

13 de outubro de 2015 - 19:53

Na manhã desta terça-feira (13), os alunos do Curso de Formação de Perito Criminal da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) que estão cursando a disciplina de estágio supervisionado participaram de atividade curricular no Núcleo de Informática Forense da PEFOCE, setor responsável por periciar computadores, celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos, computacionais e de armazenamento de dados.

Durante as atividades, os futuros peritos aprendem todas as técnicas aplicadas pelo Núcleo de Informática Forense na solução dos casos que exijam um conhecimento específico aplicado aos meios digitais, incluindo o uso de softwares específicos para a extração segura de informações em dispositivos de armazenamento, bloqueio de escrita, cópia forense, análise de dados e recuperação de informações apagadas. Além de se familiarizarem com as rotinas administrativas e operacionais da profissão.

De acordo com o perito criminal do Núcleo de Informática Forense da PEFOCE, Ravi Veloso Barreira, atualmente, a área de informática é um dos setores mais requisitados na PEFOCE. “Diariamente, recebemos vários aparelhos de celulares e dispositivos de computadores, que são apreendidos em locais de crime ou em prisões em flagrante e ações de busca e apreensão. A expectativa para a chegada dos novos profissionais é muito grande, pois eles irão auxiliar no atendimento das demandas referente à informática, dando celeridade ao atendimento de todo o Estado do Ceará”, pontuou.

Para o aluno do grupo 1, Leonardo Fernandes de Andrade, formado em Ciências da computação, o estágio é uma oportunidade de reforçar o conhecimento da sala de aula e se familiarizar com o ambiente de trabalho. “Na Academia vimos muitas coisas genéricas e outras específicas, mas tudo na  teoria. Aqui a gente está tendo a chance de vivenciar na prática e aplicar o conhecimento adquirido lá. No setor de perícias de informática, estamos tendo a oportunidade de ver detalhes dos equipamentos de trabalho, que estão os aparelhos de extração de dados de celulares, cópia de clonagem de HD?s, extração de dados de HD?s, alguns sistemas de informação de suspeitos e de vítimas. Como profissional, quero poder aplicar conhecimentos de informática e de computação na resolução de casos pra segurança pública”, aponta.

Estes profissionais foram aprovados no concurso público realizado em
2011 e concluíram as aulas teóricas do curso de formação no mês de
setembro. A etapa de estágio supervisionado será concluída esta semana, completando 156 horas/ aulas de atividades na sede da PEFOCE. Ao todo, 22 candidatos estão sendo capacitados para atuar como peritos criminais em diversas áreas, incluindo análise de sistema, ciências contábeis, física, química, ciências da computação e engenharia.