Oficiais militares em formação são capacitados em estatística e análise criminal

6 de outubro de 2015 - 17:07

Os alunos do grupo 02 do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais da Policia Militar (CFPCO/PM) concluem neste quinta-feira (08/10), a disciplina de Estatística e Análise Criminal, que objetiva capacitar os profissionais a lidarem com a coleta e análise de informações criminais registrados pela PM, a fim de que possam ser analisadas para detecção de padrões criminais, estabelecer correlações entre delitos e autores, determinar perfis de alvos e respectivos delinquentes habituais e desenvolver previsões dos fenômenos criminais, para auxiliar na segurança pública do Estado.

De acordo com o instrutor da disciplina, Tenente PM Osborn de Andrade Barros, a estatística e análise criminal  é um eficiente instrumento de mensuração de resultados e de elaboração de ações policiais mais eficazes, pois possibilita o direcionamento eficaz do efetivo nas praticas de policiamento. “Essa é uma disciplina fundamental! Não existe policiamento sem inteligência, é essencial que se tenha uma polícia inteligente que trabalhe a inteligência com informação, não só informação quantitativa, mais informação qualitativa. Por isso a importância de termos policias habilitados e capacitados para utilizar de maneira clara e técnica essas informações”, aponta.

A disciplina possui 18 horas/ aulas e aborda em seu conteúdo programático os fundamentos, conceitos e tipos de análise criminal; análise criminal estratégica, tática e administrativa; finalidade da análise criminal; a análise criminal na SSPDS; relatório de análise criminal produzidos pela Assessoria de Análise Estatística e Criminal (AAESC) da Secretaria de Segurança; as estatísticas criminais e os estudos para a redução da criminalidade; apresentação dos dados; construção de tabelas e gráficos operacionalização da análise criminal e coleta de dados; modelo de análise criminal e métodos de abordagem.
 
Para o aluno do grupo 2, Diogo Monteiro Rodrigues, que já é praça da Polícia Militar, os dados policiais é uma importante ferramenta para a segurança publica, pois possibilita o correto direcionamento do efetivo policia, reforçando as ações de policiamento preventivo e ostensivo. “Costuma-se falar que os números dizem muito e isso é verdade. A estatística e a análise criminal nos permite analisar e ver a maior incidência de ocorrências e é a partir desses números, que conseguimos desenvolver estratégias e aplicar o policiamento nos locais de real necessidade para ter um combate mais efetivo na criminalidade”, enfatiza.