Alunos do curso de formação da PEFOCE treinam técnicas de papiloscopia

30 de setembro de 2015 - 13:57

Na reta final do curso de formação, os candidatos aprovados no concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará, seguem estagiando na sede da PEFOCE. Atualmente, os 28 alunos do curso de Auxiliar de Perícia que atuarão na Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), treinam técnicas de papiloscopia, ciência que estuda a identificação humana por meio das papilas dérmicas, presentes nas digitais dos dedos, das palmas das mãos e dos pés.

Serão quatro semanas de atividades, momento em que todos os conhecimentos teóricos adquiridos na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) serão finalmente postos em prática. Neste período, os futuros papiloscopistas passarão por diversos setores do órgão, atuando na Identificação civil, realizando a confecção e emissão de RG; na Identificação criminal, desvendando a identidade de autores de crimes; no laboratório de Necropapiloscopia, identificando cadáveres, por meio de impressões digitais e no laboratório de impressão papiloscópica, local responsável por revelar e capturar fragmentos de impressão papilar em objetos e materiais recolhidos nos locais de crime.

Segundo o professor da disciplina, Farnésio Vieira, o estágio é a etapa mais importante da formação do auxiliar de perícia “O estágio supervisionado é bem completo, aqui eles aprendem a revelação, a procura de suspeitos através das impressões digitais, a identificação de cadáver e todas as técnicas de papiloscopia. Eles passarão por todas essas áreas e estarão aptos a atuar em qualquer área da parte da identificação civil e perícias biométricas do Estado do Ceará”, enfatizou.

Para a aluna do grupo 4, Lucélia Gabriela, durante o processo de formação na academia foram vistos muitos conceitos teóricos que agora podem ser postos em prática com o estagio supervisionado na PEFOCE. “Estamos tendo a oportunidade de executar o que aprendemos na teoria, hoje em especial, aplicar técnicas de revelação de impressão digital. A expectativa de poder contribuir com meu conhecimento é muito grande, principalmente no que diz respeito a auxiliar a elucidar crimes que ainda não tenha resolução, contribuindo assim, para melhorar a segurança pública no Estado do Ceará”, pontuou.  O estágio supervisionado segue até o dia 16 de outubro, completando 156 horas de atividades.