Palestra marca último dia de aula do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO PM/BM)

16 de setembro de 2015 - 16:35

O último dia de aula do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de combatentes (CAO PM/BM) nas dependências da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) foi marcado pela palestra “Eu, Cidadão”, ministrada pelo Procurador Federal aposentado, José Edmar da Silva Ribeiro. O evento que contou com a presença do Diretor Geral da AESP/CE Cel PM José Herlínio Dutra e do Coordenador do Curso, Cel PM Carlos Alberto de Oliveira, abordou os aspectos inerentes à Ética e Cidadania no Setor Público, promovendo uma reflexão sobre o comportamento dos profissionais no fortalecimento do exercício da cidadania.

De acordo com o palestrante, Professor Edmar, é importante que os funcionários públicos entendam que a cidadania deve ser exercida em todas as situações, sobre tudo no ambiente de trabalho. “A academia faz um papel brilhante em promover palestras como essa, objetivando capacitar para o humanismo de seu policial e seu servidor, por que cidadania envolve a consciência que você tem de seus direitos e deveres. E se você faz isso de forma natural é fundamental”, ressaltou.

Para o discente do grupo 1 do CAO, Capitão PM Flávio de Sousa Dias, o curso foi uma oportunidade de agregar valor a carreira profissional. “O curso de aperfeiçoamento é extremamente importante, só vem engrandecer o nosso conhecimento e reforçar nas nossas orientações”. Ele avalia como positiva a temática tratada na palestra. “O policial é antes de tudo um cidadão, e a cidadania deve ser sua base de sustentação. Essa palestra de hoje abordou muito sobre o valor ético do policial, ressaltando a sua importância como um cidadão qualificado que representa o Estado, em seu contato mais imediato com a população, assuntos essenciais para nossa profissão”, pontuou.

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de combatentes (CAO QO PM/BM) segue até o dia 20 de outubro, na modalidade de Ensino a Distância (EaD) através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Rede Nacional de Educação a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Rede EAD/SENASP), até completarem a carga horária  de 378 horas/ aula. A capacitação é um dos requisitos para a promoção dos capitães ao posto de major, e proporcionará o aperfeiçoamento técnico-profissional dos militares, habilitando-os para o exercício das atividades no oficialato superior.