Acidente de trânsito é tema de estudo dos Peritos Criminais

11 de setembro de 2015 - 16:31

Os alunos do Curso de Formação Profissional para ingresso no Cargo de Perito Criminal de 1ª Classe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) iniciaram nesta sexta-feira (11), a disciplina de Acidente de trânsito.

A disciplina objetiva capacitar os profissionais a diagnosticar e realizar atendimentos em locais de acidentes de trânsito, fornecendo conhecimentos e metodologias apropriadas na definição de quaisquer causa de incidentes com vítimas lesionadas ou não, que requeiram análises dos fatores técnicos para auxiliar o laudo pericial.

De acordo com o Perito Criminal de Classe Especial, Átila Einstein de Oliveira, instrutor da disciplina, o correto levantamento pericial do local do acidente de trânsito possibilita resultados de informações confiáveis que vão subsidiar ações e medidas de prevenção e redução de acidentes de trânsito nas vias. “Essa disciplina é fundamental, pois eu acredito que 80% das ocorrências que a gente atende em campo estão relacionadas a acidentes de trânsito, principalmente envolvendo ônibus e na grande maioria motocicletas e correlatos”, aponta.

A disciplina possui 18 horas aulas e aborda no seu conteúdo programático fatores causais em acidente de trânsito; criminalística; o papel da perícia em acidentes de tráfego; laudo pericial; classificações das vias públicas e dos sinais de trânsito; tipos de acidentes de trânsito; velocidade do veículo; atropelamento; preferência de passagem; estudos de casos envolvendo abalroamento, cruzamento semafórico, colisão entre três veículos e por ocupar contramão entre outros.

Para o físico e aluno do Grupo 1, José Leandro de Paula Morais, o conhecimento adquirido nessa disciplina será de grande relevância para os peritos que irão atuar nessa área. “É muito importante que o Perito Criminal tenha um conhecimento abrangente, que vai desde as noções gerais das leis, códigos, aspectos legais e técnicos, para conjugar e aplicar esses conceitos na elaboração de laudos de acidentes de trânsito.”, ressalta.