Professor emérito da Academia Edgar Facó ministra palestra para oficiais do CAO

27 de agosto de 2015 - 16:40

Desde ontem (26), todos os 90 Oficiais da Polícia Militar (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) que participam do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do quadro de combatentes (CAO QO PM/BM), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) participam de ciclo de palestras ministradas pelo Coronel PM RR Francisco Austregésilo Rodrigues Lima, Professor Emérito da Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e atual coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Durante o primeiro dia de encontro, a palestra teve como tema “A importância do fator humano na realização da segurança pública”, que tratou das responsabilidades do policial militar perante a sociedade e do desenvolvimento de um profissional que seja capaz de conviver com diferentes públicos, visando promover a melhor interação entre Polícia e comunidade.

Hoje (27), o tema debatido foi o “Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD)”, projeto desenvolvido pela PMCE na comunidade escolar e que trabalha a cultura de paz nas escolas, sensibilizando os pais e os educadores para o trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência entre crianças e adolescentes.

Para o discente do curso, Capitão do Ciopaer, Marivaldo Barreto de Souza, a palestra traz um complemento ao estudo desenvolvido em sala de aula. “O Coronel Austragésilo tem muito para nos transmitir e toda essa experiência que ele está nos passando é um conhecimento extra que vai enriquecer o currículo do curso. A história do Coronel, traz também a história da PM e conhecer um pouco mais daquilo que a Corporação passou será importante para o que estamos realizando para construir um futuro melhor”, pontuou.

CAO QOPM/BM
O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de combatentes (CAO QOPM/BM) iniciou no dia 20 de julho de 2015 e tem uma carga horária de 378 horas/ aula. O curso foi dividido em duas etapas, a primeira foi realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD) através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Rede Nacional de Educação a Distância para profissionais de segurança pública (Rede EAD/SENASP) e a segunda na modalidade de Ensino Presencial (EP). A formação é um dos requisitos para a promoção dos capitães ao posto de major, e proporcionará o aperfeiçoamento técnico-profissional dos militares, habilitando-os para o exercício das atividades no oficialato superior.