Alunos da PEFOCE recebem instrução sobre armamento e munições

25 de agosto de 2015 - 16:55

Os alunos da segunda turma do Curso de Formação Profissional de Médicos, Peritos Legistas e Auxiliar de Perícia da PEFOCE participam esta semana de instrução sobre Armas e Munições Letais e Menos Letais e Equipamentos. A disciplina faz parte da matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) e tem por objetivo repassar os conhecimentos teórico-práticos sobre os diversos tipos e funcionamento de armas, equipamentos e mu¬nições utilizados pelo sistema de segurança pública, tornando o futuro profissional capaz de identificar, manejar e utilizar os armamentos utilizados pelas forças de segurança do Estado.

Para a Escrivã de Polícia Civil e instrutora de tiro da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), Necy Parente, os conceitos abordados nesta disciplina serão fundamentais para o trabalho que os alunos desenvolverão na PEFOCE. “Grande parte desses profissionais nunca pegaram em uma arma, por isso, é de suma importância esse conteúdo, que já prepara o aluno para a disciplina de tiro policial defensivo, porque não adianta chegar na aula prática de tiro sem ter noções do manuseio, da montagem, desmontagem e das posições de tiro. Além disso, muito deste profissionais irão aos locais de crime e terão que identificar o tipo de arma, calibre e outras informações que eles estão aprendendo aqui”, explica.

A disciplina possui uma carga horária de 36 horas/ aulas e contempla no seu conteúdo programático: tipos de armas de fogo, classificação, manuseio, regras de segurança, calibres, munições, montagem e desmontagem,  noções de balística, nomenclaturas, funcionamento dos cartuchos, grupo de projéteis e armas menos que letais.

A aluna do grupo 3 do Curso de Formação de Auxiliar de Perícia (COMEL),  Daniele Maria Pinheiro de Freitas está satisfeita com o treinamento. “A professora Necy, tem todo o cuidado ao nos repassar as dicas de segurança e as formas corretas de manuseio correto. A quantidade e a qualidade das aulas que a gente está tendo é bem rico.  Está sendo maravilhoso esse aprendizado”, enfatizou.