Passeio ciclístico Ceará Pacífico reúne mais de mil pessoas

25 de agosto de 2015 - 08:50

Famílias, amigos, casais e grupos de ciclismo se reuniram na manhã deste domingo (23), para o Passeio Ciclístico Ceará Pacífico. A iniciativa promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (AESP/CE) buscou promover a paz, o esporte e a integração dos agentes da Segurança Pública com a comunidade civil cearense em uma manhã de lazer e cidadania.

Segundo o Diretor geral da AESP, Coronel PM José Herlínio Dutra, mais de mil pessoas compareceram ao evento, idealizado com o intuito de divulgar e fortalecer o programa ?Ceará Pacífico? junto à comunidade local. ?Nós convidamos igrejas, escolas e várias instituições vizinhas, e fizemos essa mobilização para fazer com que o programa ?Ceará Pacífico?, um movimento pela vida, seja realmente um instrumento de transformação no Estado, transformando o Ceará em um ambiente de paz, harmonia e que a gente possa lutar juntos para diminuir a violência no nosso Estado?, ressaltou.

O percurso de 12,1 km teve início às 8h na sede da AESP e percorreu as avenidas Godofredo Maciel, Dr. Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) e Bernardo Manuel, retornando ao ponto de partida na Avenida Presidente Costa e Silva. Na chegada, os ciclistas foram recebidos com um café da manhã saudável com água e frutas, e participaram de sorteio de bicicletas. Durante o evento, também foram ofertados serviços de saúde, orientação de hábitos saudáveis e prevenção de doenças.

Entre os sorteados estava o Cabo da PM Antônio Marcos Costa Bezerra (44), acompanhado da esposa Sabrina Bezerra (38) e das filhas Karina (10) e Karolina (01). A família que já participa de pedaladas na cidade elogiou o evento. ?O passeio foi maravilhoso, bastante familiar e bem organizado, com o apoio aéreo da Ciopaer, do Choque, da AMC e de todos os órgãos de segurança?, pontuou.

A ação contou com o apoio da Associação Beneficente dos Subtenentes e Sargentos da Policia Militar do Ceará (ABSSCE), Associação Esportiva Tiradentes (AET), Associação Evangélica dos Militares e Profissionais da Segurança Pública (ASSEMPS), Caixa Beneficente dos Militares do Estado do Ceará (CABEMCE), Mota Ciclo, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria da Saúde do Estado (SESA), Centrais de Abastecimento do Ceará S.A (Ceasa/CE), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece),  Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER),  Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) por meio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) garantindo a segurança, o ordenamento e a tranquilidade dos participantes.

Ceará Pacífico
O programa lançado no último dia 07, faz parte da elaboração do Plano de Governo pautado pelo diálogo com diversos segmentos da sociedade antes mesmo da posse de Camilo Santana. Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, vai operar a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicos estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto será realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.