Alunos da PEFOCE tem aula de Informática Forense

18 de agosto de 2015 - 17:09

Para elucidar práticas ilegais e criminosas que são realizadas com ajuda de aplicações da informática e das novas tecnologias, os alunos do Curso de Formação de Perito Criminal da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) estão cursando a disciplina de Informática Forense.

A capacitação tem uma carga horária de 18 horas/ aulas e tem o objetivo de proporcionar aos futuros peritos conhecimento geral sobre as técnicas de perícias relacionadas aos meios digitais e crimes de internet. Durante as aulas, os alunos estudam conceitos básicos de informática, crimes de informática, perícia em dispositivos eletrônicos, exames em aparelhos de telefonia celular, análise de sites e e-mails, entre outros.

De acordo com o perito criminal de classe especial, Átila Einstein de Oliveira, instrutor da disciplina, este tipo de conhecimento é indispensável para os profissionais da PEFOCE, não só para os que trabalham em laboratórios, mas também para aqueles que atuam em locais de crime. “É cada vez mais comum a presença de aparelhos celulares, smartphones, computadores e outros dispositivos eletrônicos e de alta tecnologia nos locais de crimes, e como evidências de um crime os peritos devem saber como apreender, transportar, armazenar e que cuidados deve ter como aquele material até a sua chegada ao laboratório de informática”, explicou.