Batalhão de Divisas ganha reforço de 83 policiais

17 de agosto de 2015 - 20:43

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou na manhã desta segunda-feira (17), a solenidade de formatura do Curso de Policiamento de Divisas (CPD) – Turmas III e IV. Após cinco semanas de treinamento, 83 policiais militares puderam aprimorar o conhecimento técnico-profissional através de treinamentos teóricos e práticos e agora estão habilitados para compor o efetivo da segunda fase do Batalhão de Divisas do Ceará, que será implantado no mês de setembro nos municípios de Poranga e Chaval.

Além do secretário da Segurança Pública do Estado, Delci Teixeira, estiveram presentes na solenidade de encerramento o Controlador Geral Adjunto de Disciplina da CGD, Rodrigo Bona, o diretor da AESP, coronel Herlínio Dutra, o Comandante Geral da PMCE, coronel Giovani Pinheiro, o Delegado Geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, o Perito Geral da Perícia Forense, Maximiano Chaves, o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), tenente-coronel Paulo Sérgio, O Comandante do Batalhão de Policiamento de Choque, major PM Alexandre Ávila e o Coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coronel PM, Austregésilo Rodrigues Lima.

O Secretário da Segurança Pública, Delci Teixeira falou sobre a importância do batalhão idealizado pelo Governo Camilo Santana, com o objetivo de reforçar a segurança nas fronteiras do Estado. “Os senhores estão fazendo história por que a ideia do batalhão de divisas é algo novo, pensado pela cúpula da segurança pública, para ter o controle efetivo de nossas divisas e para isso devemos ter uma tropa preparada e que tenha profundo conhecimento não só dos principais eixos rodoviários, mas das estradas secundárias. Parabéns a todos por essa formatura, precisamos desse trabalho qualificado!”, apontou.

A grade curricular de 224 horas/ aulas, contou com disciplinas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, Policiamento de Trânsito, Patrulha Policial Rural, Abordagem Veículos e Edificações, Instrução Tática Individual, Defesa Pessoal, tiro Policial, Direitos Humanos e Gerenciamento de Crises, entre outras.

Para o concludente do curso, o soldado PM Carlos Eduardo Nascimento de Oliveira, a formatura realizada no dia de hoje, tem um significado muito especial, pois além de comemorar mais uma etapa profissional é a data que comemora o aniversário de 50 anos do pai, o senhor Francisco Carlos Andrade de Oliveira, seu maior incentivador. Ele falou com orgulho deste momento. “Ele sempre me apoiou nessa carreira, e hoje eu estou dando esse presente para ele e para o nosso Estado, porque fomos muito bem preparados pelos profissionais do Gate, do Choque, do Cotam, e agora seremos combatentes nessa guerra contra o tráfico de drogas e de armas, para defender o nosso Ceará.”, declarou.