Capitães da PM e do CBMCE iniciam etapa presencial dos Cursos de aperfeiçoamento de Oficiais

4 de agosto de 2015 - 08:18

A etapa presencial dos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de combatentes (CAO QO) e do Quadro Administrativo (CAO QOA) da Polícia Militar (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) iniciou suas atividades hoje (03), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE).  

Neste primeiro dia de aula, os 129 capitães da PM e do CBMCE que estão participando da capacitação, foram recebidos pelo Secretário da Segurança Pública, Delci Teixeira, que falou da importância destes profissionais para a segurança pública do Estado. "Os senhores oficiais intermediários, que estão no comando direto da tropa são os principais elos de ligação entre os oficiais superiores e a tropa, e este curso vai habilitá-los a outro posto, vai alongar esse ciclo de oficiais superiores. E tenho a absoluta certeza, que ao final do ano teremos oficiais superiores, majores aqui do mais alto gabarito, porque a capacidade, a experiência, já está soberanamente demonstrada pelos trabalhos dos senhores”, enfatizou. Em seguida, os oficiais acompanharam as primeiras aulas presenciais, iniciando as disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária; Direito Administrativo; Metodologia de Trabalho Científico e Licitações, Contratos Administrativos.

Para o Capitão Jone de Castro Brasil, que está na PMCE desde 1987, a nova lei de promoções é uma vitória para os militares que integram o Quadro Administrativo das corporações. “Essa Lei foi uma coisa maravilhosa! Antes, os Oficiais do nosso quadro só chegariam até a patente de capitão. Hoje, com o advento da Lei nós podemos ir até o posto de major. Galgar esse último patamar era um sonho nosso. É uma batalha que há muito tempo a gente vem tentando conseguir”,  explica.

A capacitação é um dos requisitos para a promoção dos capitães ao posto de major, e proporcionará o aperfeiçoamento técnico-profissional dos militares, habilitando-os para o exercício das atividades no oficialato superior. Após a conclusão do curso, previsto para encerrar no mês de novembro, todos os profissionais aprovados, já estarão habilitados a ascender profissionalmente, beneficiando-se da nova Lei de Promoções sancionada por Camilo Santana em maio deste ano.