Peritos criminais em formação treinam técnicas de socorro e salvamento

28 de julho de 2015 - 16:39

Um grupo de 23 alunos do Curso de Formação de Perito Criminal da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) está sendo capacitado com técnicas de atendimento pré-hospitalar. O treinamento faz parte da disciplina de Noções de Socorro e Salvamento, prevista na matriz curricular da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e objetiva fornecer noções de primeiros socorros ao profissional da área de segurança pública habilitando-o para utilizar técnicas e procedimentos que possibilitem a prestação de um atendimento preciso, rápido e seguro em situações de emergência.

De acordo com o enfermeiro Jean Carlos Facundo, que é soldado da PM e instrutor da disciplina, todo cidadão deve possuir noções de primeiros socorros, já que esse tipo de conhecimento é necessário no dia a dia, não apenas profissional, mas na vida. “O nosso objetivo é fazer com que esses alunos saibam agir em pequenos casos como, por exemplo, um desmaio ou uma pessoa com uma crise epiléptica. Que eles saibam prestar o atendimento pré-hospitalar inicial, de forma que minimizem as consequências daquele agravo que a vítima sofreu, até a chegada do socorro adequado”, pontuou.

As instruções são baseadas em protocolos, procedimentos internacionais e proporcionam a participação ativa dos alunos nos exercício práticos executados em sala de aula.  Com o auxílio de bonecos e outros instrumentos, os futuros peritos aprendem a agir em situações como desmaios, engasgamento, ataques epilépticos e treinam técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), que é um conjunto de manobras utilizadas no atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória.

Leonardo Fernandes, aluno do grupo 01 da PEFOCE, que participou da simulação de RCP relata com entusiasmo a experiência. “Esse conhecimento é importante porque nos dá a noção do que fazer e do que não fazer também, nos passando segurança para prestar um socorro sem riscos. Também, é importante dizer que não é fácil, às vezes as pessoas pensam que é simples fazer primeiros socorros, mas não é tão simples assim. Exige técnica, método e até certo preparo físico para realizar algumas manobras, como a RCP”, explicou.

Técnica de RCP 
           Manobra de desobstrução das vias aéreas                            Técnica de RCP