Policiais simulam ação de abordagem em treinamento do Batalhão de Divisas

22 de julho de 2015 - 17:07

Nesta quarta-feira (22), oitenta e cinco policiais militares que participam da segunda edição do Curso de Policiamento de Divisas (CPD), na sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESPCE) simularam uma ação de abordagem a veículos. A aula prática faz parte do treinamento dos militares que atuarão na segunda etapa do Batalhão de Divisas da Polícia Militar do Ceará, previsto para ser implantado no mês de setembro.

De acordo com o Capitão do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque),  Alkimar Sampaio, coordenador do Curso, a abordagem é considerada uma ação de alto risco, pois envolve diversos tipos de pessoas e geralmente acontece em locais propícios à ocorrências delituosas e o treinamento com base na simulação promoverá uma melhor atuação dos militares em campo. Ele explicou o direcionamento e a importância da instrução. “A atividade está dividida em abordagem a veículos do tipo moto, automóvel, caminhões e ônibus, porque cada veículo tem suas peculiaridades, características próprias e exigirá que o aluno treine diferentes formas de abordagem, aplicando os meios necessários a cada situação”, pontuou.

Na ocasião, cada grupo de alunos dramatizou uma situação diferente para demonstrar o procedimento correto a ser seguido em cada uma delas. Eles iniciavam com a verbalização, seguindo da revista pessoal, verificação de documentos e busca no interior do veículo. Na primeira situação, não seria identificado nenhum tipo de irregularidade e o abordado seria liberado. Na segunda dramatização, o veículo abordado seria objeto de roubo e os suspeitos seriam conduzidos a uma delegacia.  

Para o Soldado Kaleb Alves, que integra o grupo de policiais que estão sendo capacitados, este tipo de treinamento é essencial para o trabalho que eles irão desenvolver nas fronteiras do Estado.  “Esse curso é uma experiência única. Aqui, eu estou aprendendo a trabalhar com materiais e técnicas diferentes daquelas que eu aprendi na minha formação de soldado, porque é um conhecimento mais especializado. A equipe de instrutores do Choque é muito boa e com certeza esse conhecimento que eles estão nos repassando será muito bem aproveitado, quando formos defender as nossas fronteiras”, enfatizou. O curso iniciou no dia 13 de julho e terá duração de 5 semanas.