Lei das promoções: Iniciada capacitação para o posto de major

21 de julho de 2015 - 14:21

 
O capitão Martins Filho integra há 16 anos o quadro de oficiais da Polícia Militar do Ceará. Desde esta segunda-feira (20), ele integra o grupo de 118 capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que participam do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). A qualificação é um dos requisitos para a promoção destes profissionais ao posto de major e possibilita que eles sejam contemplados pela Lei de Promoções sancionada por Camilo Santana em maio deste ano.

A nova lei trouxe uma perspectiva real de ascensão e proporcionará novo momento na carreira do capitão. “Toda ascensão profissional traz uma nova expectativa, traz novos sonhos, novas conquistas. Então, a nova lei veio justamente para isso, para resgatar esses sonhos e trazer essa oxigenação que é fundamental para qualquer profissão”. Ele também falou de sua expectativa em relação à capacitação. “A minha expectativa para esse curso são as melhores, a gente já vem almejando esse curso há anos e essa capacitação para mim significa a busca de aperfeiçoar os meus conhecimento, é a busca por um nível maior de excelência para um próximo cargo, uma próxima função”, pontuou.

Serão dois cursos acontecendo simultaneamente, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de Combatentes da PM (CAO QOPM), com carga horária de 378 horas/aula e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro Administrativo da PM e do CMBCE (CAO QOA PM/BM), com 216 horas/ aula. Nesta primeira etapa, o curso será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD) através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Rede Nacional de Educação a Distância para profissionais de segurança pública (Rede EAD/SENASP). Já a segunda etapa, prevista para iniciar em agosto, será ministrado na modalidade de Ensino Presencial (EP).

Lei das promoções
Durante todo o ano de 2015, a AESP capacitará cerca 7.154 policias e bombeiros militares que serão contemplados pela nova Lei de Promoções. Para atender esta demanda e capacitar todos os militares de uma forma rápida, efetiva e sem comprometer o exercício de suas atividades profissionais, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) iniciou no dia 18 de maio o ciclo de cursos de aperfeiçoamento profissional a distância.  Além disso, a modalidade o ensino a distância (EaD) é uma ferramenta para inserir estes profissionais no contexto das novas exigências e paradigmas da gestão pública.