AESP inicia segunda edição do Curso de Policiamento de Divisas (CPD)

15 de julho de 2015 - 16:32

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESPCE) iniciou esta semana a segunda edição do Curso de Policiamento de Divisas (CPD). A capacitação tem o objetivo de habilitar agentes da Polícia Militar para atuarem no atendimento de ocorrências em área rurais e regiões inóspitas; desenvolvendo operações de combate aos crimes de assalto a bancos, roubo de cargas, tráfico de drogas e armas nas fronteiras do Ceará.

Serão cinco semanas de treinamento, divididas em aulas teóricas e práticas, que visam aumentar o nível de especialização técnico-profissional dos Militares com conhecimentos sobre conduta de patrulha policial; situações de contra-emboscada; técnicas de orientação e navegação com aparelhos de localização global e bússola; primeiros socorros e atendimento de urgências pré-hospitalar; uso do armamento policial em áreas rurais e urbanas; policiamento de trânsito; defesa pessoal; abordagem de veículos e edificações; instrução tática individual e gerenciamento de crises. Todas as instruções serão ministradas por profissionais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), totalizando 224 horas/ aula.

De acordo com o Comandante do BPRE, Tenente Coronel Paulo Sérgio, os 85 policiais que estão em formação na AESP, comporão o efetivo da segunda fase do Batalhão de Divisas do Ceará, com implantação prevista para o mês de setembro, quando serão instaladas duas companhias, uma no município de Poranga e outra em Chaval.

Batalhão de Divisas – 1ª etapa

A primeira etapa do projeto foi implantada no último dia 11, quando foram iniciadas as atividades das duas primeiras companhias do Batalhão de Divisas. A 1ª CIA foi instalada no município de Penaforte, sendo responsável por 293,3 Kms de fronteira, nos municípios de Brejo Santo, Jatí, Penaforte, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Araripe e Salitre, que fazem divisa com o Estado de Pernambuco. Já a 2ª CIA, sediada no Centro de Limoeiro do Norte, cobre cerca de 290,3 Km, atendendo os municípios de Icó, Pereiro, Ererê, Potiretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, que fazem divisa com o Estado do Rio Grande do Norte.