Alunos do curso de formação da PEFOCE iniciam aulas de Primeiros Socorros e Salvamento

14 de julho de 2015 - 15:05

Os alunos dos Cursos de Formação de Perito Criminal e Auxiliar de Perícia da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), assistiram nesta terça-feira (14), a primeira aula de Noções de Socorro e Salvamento. A disciplina possui uma carga horária de 18 horas/aulas e tem o objetivo de capacitar os futuros profissionais a atuarem no atendimento básico de primeiros socorros em ações de urgência e de emergência, identificando possíveis situações de risco imediato e atendimento a vítimas.

Segundo o instrutor, Capitão do Corpo de Bombeiros Militar, José Epitácio Queiroz, a disciplina tem um nível básico, mas abrange desde os princípios da abordagem a vítima, em qualquer tipo de ambiente, até o encaminhamento para o hospital. “Na verdade não estamos aqui formando paramédicos, bombeiros e nem tão pouco enfermeiros, mas profissionais que tenham noções de técnicas capazes de salvar muitas vidas. Hoje nós estamos iniciando a disciplina com o pessoal que irá atuar na área de identificação, e quando eles estiverem trabalhando e uma pessoa passar mal, estes serão capazes de realizar procedimentos em uma possível vítima, podendo evitar conseqüências mais graves”, afirmou.

Durante as aulas, que serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, serão abordados conhecimentos teóricos e práticos em atendimento pré-hospitalar, estudo sobre a dinâmica da parada cardiorrespiratória, engasgamento, queimaduras, emergências clínica, técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), desobstrução das vias aéreas, identificação de hemorragia interna e  contenção de hemorragias, bem como, noções sobre abordagem a vítima protocolo e procedimentos internacionais.

Para o aluno do grupo 4 , Pedro Ian Sarmento Rocha, as noções ministradas na disciplina serão de grande valia para os futuros profissionais de segurança pública. “Na verdade essa disciplina é importante porque auxilia os profissionais da área de segurança pública a ajudar a população em momentos complicados de acidentes e salvamento. Iremos aprender todos os fundamentos relacionados à saúde e ao salvamento, pois em algum momento do nosso exercício profissional, será exigido esse tipo de atuação com relação à proteção do cidadão e da população, em casos de acidentes ou fatalidades”, enfatizou.