Alunos do CFPCOPM participam de simulação de Abordagem Policial

7 de julho de 2015 - 16:49

Na manhã desta terça-feira (7), os alunos do Curso de Formação Profissional para Carreira de Oficiais Policiais Militares (CFPCO/PM), realizado na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESPCE/CE) participaram de exercício prático de abordagem de veículos.

O treinamento faz parte da disciplina de Técnica Policial Militar (TPM) e propicia ao aluno o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das técnicas operacionais e de suas habilidades motoras, preparando o futuro policial a realizar os procedimentos corretos durante a abordagem de veículos, de forma que executem a tarefa sem riscos desnecessários e sem violação de direitos.

Na ocasião, os discentes simularam o passo a passo de uma abordagem a veículos em atitude suspeitas. Iniciando com a parada do veículo, realizando procedimentos de revista: busca pessoal dos ocupantes, busca no interior do veículo, checagem de documentos e de antecedentes criminais, preenchendo relatório e recolocando o veículo em circulação.  Além de técnicas de segurança de área e do revistador, entre outros.

De acordo com o instrutor da disciplina, Capitão PM Gerlúcio Vieira, comandante do Comando Tático Motorizado (Cotam), o patrulhamento em viatura é uma das principais atividades do serviço policial e um bom treinamento de abordagem é essencial para que o futuro profissional obtenha a eficácia durante as diligências policiais. “Esta disciplina é a espinha dorsal do CFO. A técnica policial é o dia-a-dia desse agente e nesse tipo de simulação o aluno aprende a realizar abordagem a pessoas em vários tipos de situação, dentro de veículos, em edificações, a pé, em motocicletas, ônibus e todos os procedimentos que ele irá fazer ao atender uma ocorrência. Os futuros oficiais precisam estar ambientados a essa sistemática”, ressaltou.