Futuros oficias da PM treinam Técnica Policial Militar

22 de junho de 2015 - 15:20

Nesta segunda-feira (22), os alunos do Curso de Formação Profissional para Carreira de Oficiais Policiais Militares (CFPCO/PM) participaram de treinamento prático de Técnica Policial Militar (TPM). A disciplina tem o objetivo de ensinar diversos tipos de técnicas, táticas e estratégias policiais, habilitando o futuro oficial a aplicá-las de forma segura e adequada à atividade desenvolvida pela Polícia Militar. Além de implantar uma padronização dos princípios doutrinários utilizados na corporação.
 
Segundo o Comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) e instrutor da disciplina, Major PM Alexandre Ávila, este conteúdo é um dos mais importantes na formação policial, pois trabalha de forma interdisciplinar, integrando diversas áreas de conhecimento, proporcionando ao aluno capacidade operacional para atuar em diversos tipos de ocorrências, desde uma abordagem a um indivíduo em atitude suspeita, até uma situação de confronto em que seja necessário o uso de armas letais. “Nosso maior objetivo é ensinar ao novo policial, técnicas reconhecidas mundialmente, para que ele tenha condição de adotar um procedimento padronizado, dentro da legalidade e de padrões técnicos, que minimizem a possibilidade de erros e preservem a integridade física dele e de outras pessoas“, explica.
 

Durante o treinamento, realizado na área externa da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), os futuros oficiais treinaram técnicas de utilização de arma de fogo e posicionamento tático. A aluna do grupo 02, Dayane Teixeira, falou das expectativas vividas neste momento. “Agora, nesse início do segundo semestre, estamos vendo a parte operacional realmente e eu creio que a gente só tenha a crescer com essa disciplina, que é fundamental para a nossa profissão. Nós temos ótimos instrutores e espero que possamos tirar desses profissionais o máximo de conhecimento possível“, ressaltou.
 
Com 72 horas/ aulas de instruções teóricas e práticas, a disciplina aborda ainda, assuntos como: princípios e processos de abordagem; posição de empunhadura de armas; técnicas de imobilização e algemação; abordagem policial; cidadão suspeito; fundamentação legal e abordagem de pessoas, veículos e edificações.