Policiais militares concluem curso de Policiamento de Divisas

11 de junho de 2015 - 08:54

Após quatro semanas de instrução, 102 policiais militares concluem nesta semana a primeira edição do Curso de Policiamento de Divisas (CPD – 2015). O treinamento, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), objetivou capacitar e aprimorar o conhecimento técnico-profissional dos militares que irão compor o efetivo da Célula do Batalhão de Divisas da PMCE, desenvolvendo operações de combate aos crimes de assalto a bancos, roubo de cargas, tráfico de drogas e armas, em localidades interioranas e de fronteiras do Ceará.

No último dia de aula, realizado hoje (10), os alunos participaram de instrução prática de Técnicas de Policiamento de Trânsito. A disciplina tem o objetivo repassar noções de perícia de acidente de trânsito, preparando os profissionais para realizar análise e avaliação de ocorrências.  Na ocasião, os alunos simularam um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um automóvel e cada equipe realizou os procedimentos a serem adotados pelo policial militar, tais como: medição das marcas de frenagem, delimitações de veículos e a aplicação do teste do etilômetro, popularmente conhecido como “bafômetro”.

Para o aluno Rogério Barros Paixão, esta disciplina terá grande importância na atuação do policiamento de divisas. “Iremos nos deparar com diversos tipos de acidentes veiculares, então é importante saber como agir, sinalizar e desobstruir a via, dando apoio às vítimas e facilitando a vida dos pedestres e dos outros motoristas”. Ele também falou da expectativa de integrar o Batalhão de Divisas. “Como é um batalhão novo, que vai começar agora, será um desafio e a nossa perspectiva é fazer um bom trabalho, se tornar um diferencial no policiamento”, conclui.

O Batalhão de Divisas é um novo grupamento da Polícia Militar, criado na Gestão Camilo Santana para reforçar o programa “Em Defesa da Vida". A primeira etapa do projeto deve ser implantada em julho deste ano e atuará inicialmente nas fronteiras do Ceará com os estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

10.06.2015