Aprovados no concurso da Pefoce participam de aula inaugural

1 de junho de 2015 - 17:25

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou na manhã desta segunda-feira (01), a aula inaugural da segunda turma dos Cursos de Formação Profissional da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE). O evento aconteceu no Auditório do Palácio da Abolição e foi presidido pela vice-governadora, Izolda Cela, representando o Governador Camilo Santana.

Esta é a segunda turma convocada pelo concurso público realizado em 2011 e capacitará 156 candidatos para os cargos de Médico Perito Legista, Perito Criminal, Perito Legista e Auxiliar de Perícia. Para o Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), Cel PM José Herlínio Dutra, a missão da Academia é oferecer uma capacitação humanística aos novos alunos, incentivando o respeito à cidadania e a formação do caráter. “A Academia recebe a segunda turma da PEFOCE, oferecendo todo o suporte humano e pedagógico necessário para uma boa aprendizagem, oferecendo a melhor formação possível. Nossa expectativa é que ao final de 5 meses, esses novos profissionais sejam empossados e contribuam com a melhoria da Segurança Pública do Ceará“, explicou.  

Em seu discurso, a vice-governadora cumprimentou os candidatos e destacou a importância dos futuros servidores para o cumprimento do programa Pacto Pelo Ceará Pacífico. “Eu desejo que vocês sejam militantes do serviço públicos na tarefa que lhes será confiada. O Pacto Pelo Ceará Pacífico vai buscar as parcerias também com os novos servidores que estão dedicados a oferecer seu trabalho ao Estado do Ceará, para que levem o conceito de que o Estado tem muito o que oferecer ao seu povo, começando pelo serviço público de qualidade“, enfatizou Izolda.

A solenidade foi finalizada pela palestra “Os valores supremos de uma sociedade livre, justa e solidária”, proferida pela Controladora Geral de Disciplina, Socorro França.

Curso de Formação
O curso é a segunda fase do concurso público para ingresso na Perícia Forense do Estado do Ceará e tem como objetivo complementar a seleção dos candidatos aprovados na primeira etapa, propiciando o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos futuros profissionais da segurança pública.

A carga horária é de 700 horas/aula, formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ). Os conteúdos ministrados visam desenvolver competências e habilidades que propiciam à capacitação funcional do candidato através de componentes curriculares como: sistema de segurança pública no Brasil, direitos humanos, fundamentos da sociologia da violência, direito processual penal, legislação da controladoria geral de disciplina, tiro defensivo, medicina legal, criminalística geral, investigação de vítimas de desastre, traumatologia forense, fundamentos de DNA forense, entre outras disciplinas.