Batalhão de divisas em formação recebe visita do Governador

20 de maio de 2015 - 14:27

O Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira e o Comandante Geral da Policia Militar do Ceará, Cel. PM Giovani Pinheiro, visitaram nesta segunda-feira (18) as duas turmas em formação do Curso de Policiamento de Divisas (CPD), realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE).

O Curso objetiva capacitar e aprimorar os conhecimentos técnico-profissional dos oficiais e praças que irão compor o efetivo da Célula do Batalhão de Divisas da PMCE, satisfazendo assim, um dos requisitos exigidos básicos para servir na organização.

O curso contempla 101 Policiais Militares, divididos em duas turmas e acontece através da modalidade presencial, por meio de aulas expositivas e aulas práticas com emprego de técnicas metodológicas como: modelagem, resolução de problemas, estudo de caso, seminários, palestras, ocorrências e operações simuladas, entre outros.

Segundo o instrutor do CPD, o 1º Ten PM Paulo Cesar dos Santos Junior, durante o curso acontecem instruções táticas individuais, que buscam fazer com que o policial adquira atributos necessários para exercer as funções dele enquanto policial. “Durante os treinamentos são executadas atividades, que exigem do polical agilidade na execução de missões especiais e atributo que favoreçam o bom desempenho em missões de ambientes coletivos“, aponta.

Entre os temas abordados no conteúdo programático do curso estão: atendimento de ocorrências em área rurais e regiões inóspitas; conduta de patrulha policial e situações de contra-emboscada; orientação básica e navegação com aparelhos de localização global e bússola; conhecimentos básicos de primeiros socorros e atendimento de urgências pré-hospitalar; combate em localidades interioranas e de fronteiras; uso de armamento policial em áreas rurais e urbanas e atividades de comando de patrulha policial rural.

A capacitação possui a duração de 23 dias, totalizando 224 h/a, funcionando de segunda a sábado em 02 turnos, no horário compreendido entre 06h e 19h.