Solenidade marca aniversário da AESP

19 de maio de 2015 - 10:47

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) comemorou nesta segunda-feira, 18 de maio, quatro anos dedicados à formação, aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais que integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. Neste período, 53.056 pessoas já foram beneficiadas pela AESP.

Na ocasião, o Diretor Geral da AESP, Cel PM José Herlínio Dutra, concedeu a medalha “Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança” às personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e engrandecimento da instituição. Foram agraciados o Governador Camilo Santana; o Chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista; o Secretário da SSPDS, Delci Teixeira; o Comandante da PMCE, Coronel PM Giovanni Pinheiro; o Delegado Geral adjunto da Polícia Civil, Marcus Rattacaso; o Secretário Executivo do Corpo de Bombeiros, Coronel BM José Élcio Costa, representado pelo Comandante Geral do CBMCE, Coronel BM Carlos Gurgel, a Secretaria Executiva da Pefoce, Luciana Lustosa; o Comandante da Reserva da PMCE, Coronel Jarbas de Almeida; o Delegado da PCCE, Lúcio Torres; o jurista e professor emérito da Universidade Federal do Ceará,  Paulo Bonavides, representado pelo seu neto Felipi Bonavides Eloi; o Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Conflitualidade e Violência da UECE, Giovani Jacó de Freitas; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará,  Deputado José Jácome Carneiro Albuquerque e a Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Desembargadora Maria Iracema Martins do Vale.

Em seguida, o Governador Camilo Santana realizou o lançamento oficial da primeira turma do Curso Especial de Habilitação a Sargento (CHS) que capacitará 1.444 policiais militares indicados pela corporação, conforme publicado no Boletim do Comando Geral (BCG). A capacitação é um dos requisitos necessários para a ascensão profissional destes militares e marca o início dos cursos de aperfeiçoamento profissional a distância, que serão realizados pela Academia durante todo este ano, beneficiando 7.154 policiais e bombeiros militares contemplados pela nova Lei de Promoções.

Em seu discurso, o Governador falou da importância da Academia e reafirmou seu compromisso com a segurança pública. “É compromisso meu, minha responsabilidade melhorar a segurança pública do Ceará e saber que foram capacitados mais de 53 mil servidores da segurança pública, impulsionando a qualidade do ensino, me deixa cada vez mais empenhado na melhoria das atividades da segurança pública", enfatizou.

Durante a solenidade, o Diretor da AESP, Cel Dutra, destacou o papel da Academia no processo de aprendizagem dos agentes da segurança pública. “O processo de aprendizagem é desenvolvido na leitura de mundo e na leitura da palavra. A leitura da palavra é a teoria, como vamos aplicá-la é a leitura do mundo. A teoria precisa da prática. Ao viver a prática se transforma em uma teoria inovadora, e muda a nossa prática. Para se formar caráter, é preciso usar o poder da palavra e o poder do exemplo. Esse tem sido o ensinamento da AESP”, pontuou.