Profissionais da Segurança pública concluem Curso de Operações Táticas Rurais (COTAR)

6 de maio de 2015 - 17:13

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou na manhã desta quarta-feira (06), a Solenidade de Formatura do Curso de Operações Táticas Rurais (COTAR). O evento aconteceu no Auditório Principal da AESP e contou com a presença do Diretor Geral da Academia, Cel PM José Herlínio Dutra; do Secretário Executivo da PMCE, Cel PM Francisco Kennedy Pimentel Lopes; da Secretária Executiva da AESP, Delegada Eliana Gondim; do Comandante do Policiamento Especializado (CPE), Cel PM José Maria Barbosa Soares e do Comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), Major PM Alexandre Ávila. Além dos concludentes e seus familiares.
   
A capacitação, cujo objetivo foi habilitar policiais para o atendimento de ocorrências em área rurais e regiões inóspitas; proporcionou o aprimoramento técnico profissional de 23 policiais que aspiram compor o efetivo do COTAR – Unidade responsável pelo combate a crimes de alta complexidade fora dos limites da capital, atuando principalmente em ocorrências de assaltos a banco e carro forte no interior do Estado.

O evento foi marcado pelo discurso do orador da turma, soldado da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Manoel Machado Coelho Neto, que falou da experiência vivida no Ceará e externou a satisfação em fazer parte desta capacitação. “O curso me surpreendeu, eu fiquei impressionado com a disciplina e o grau de conhecimento dos instrutores. As experiências que vivi foram as melhores possíveis. Hoje, eu volto para o meu Estado mais preparado para o combate no ambiente rural e com uma enorme expectativa de repassar este conhecimento pra minha Unidade. Para mim, a tropa do Cotar do Ceará, hoje é uma referência”, ressaltou.

Na ocasião, o Diretor Geral da AESP, Cel PM Dutra, parabenizou os formandos pelo sucesso no curso e falou sobre a importância do processo de aprendizado. “O conhecimento deve fazer a gente se reconhecer como pessoa para que sejamos mais felizes. Devemos aprender para a felicidade”, enfatizou.

O curso teve duração de 56 dias e contemplou aulas teóricas e práticas de atendimento pré-hospitalar tático, natação utilitária, sobrevivência em ambientes de caatinga, patrulha policial rural, planejamento e operações, tiro policial, identificação e noções de material explosivo, montanhismo, noções de combates em ambientes confinados, gerenciamento de crises e direitos humanos.