Alunos do CFPCPBM discutem a o papel do Bombeiro Militar na prevenção do uso de drogas

6 de maio de 2015 - 08:28

Nesta terça-feira (23), os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BMCE) participaram da palestra: “Prevenção e Uso de Drogas: O Papel do Bombeiro Militar”, ministrado pelo Ten Cel BM Ricardo Rodrigues Catanho de Sena. O evento aconteceu no Auditório principal da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e integra a disciplina de seminário temático.

Na ocasião, foi debatida a atuação do corpo de bombeiro em relação à problemática das drogas, na busca da redução dos fatores de risco e no fortalecimento dos fatores de proteção. Além dos principais aspectos que envolvem a prevenção de drogas em busca da promoção da saúde, da vida digna e do bem-estar social.

Para o Ten Cel BM Ricardo Catanho, o tema é de grande importância para a formação dos novos soldados, já que o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará possui diferentes projetos sociais, que abordam essa problemática com objetivo de enfatizar a redução dos fatores de risco e da ampliação dos fatores de proteção. “Estes novos profissionais precisam estar cientes da relevância dessa temática, já que eles irão atuar nessa problemática e também deverão participar desses trabalhos. Eles precisam entender que muitas vezes a ação de prevenção é mais importante do que a ação de recuperação, tanto do ponto de vista profissional, quanto social”, ressalta.

Durante as 4h/a do seminário temático, os alunos puderam tirar dúvidas sobre os projetos e atividades desenvolvidos pela corporação, a fim de entender melhor como se tornar multiplicadores e desenvolvendo meios de aproximação entre a comunidade e os bombeiros.