Bombeiros Militares em formação visitam a Secretaria Municipal de Defesa Civil

4 de maio de 2015 - 16:46

Nesta segunda-feira (04) os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BMCE), visitaram as instalações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), localizada no bairro Rodolfo Teófilo.

A visita fez parte da disciplina de Estágio Supervisionado e teve objetivo de apresentar aos futuros bombeiros militares o órgão responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de proteção e de defesa civil, a nível municipal.

O COMPDEC é responsável em desenvolver projetos e programas voltados para a proteção e defesa civil, a fim de reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres naturais ou humanos, por meio da avaliação e redução das ameaças e/ou vulnerabilidades, minimizando os prejuízos socioeconômicos e os danos humanos, materiais e ambientais.

Os visitantes foram recepcionados pelo Engenheiro Químico e Coordenador de Ações Comunitárias, Roger Barreto Magalhães, que apresentou as instalações do órgão e as equipes de trabalho que atuam nos setores administrativos e operacionais. Além disso, promoveu uma breve palestra sobre os equipamentos que a pasta dispõe para o atendimento à comunidade.

Segundo o monitor do Grupo 02 do CFCPCP/BMCE, Sub Ten PM Florêncio Pereira, a visita foi importante para que os alunos se familiarizassem com a rotina administrativa-operacional dos agentes de Defesa Civil, já que eles irão lidar diariamente no campo de operações. “É fundamental que os discentes absorvam o máximo sobre como agir na cooperação para o planejamento das ações da Defesa Civil, seja em período de emergência, seja de normalidade com ações preventivas”, explica.