Segurança Comunitária é tema de discussão no curso de formação dos Bombeiros militares

30 de abril de 2015 - 14:48

Durante esta semana, os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BMCE) participam de aulas teóricas sobre “Segurança Comunitária”. A disciplina, que se utiliza dos conceitos do Policiamento Comunitário, tem por objetivo discutir e refletir os impactos sociais das ações do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, no que diz respeito ao bem-estar da sociedade.

De acordo com o instrutor da disciplina, Cap PM Alkimar Sampaio de Sousa, do Batalhão de Choque da PM, a Segurança Comunitária possibilita o desenvolvimento de estratégicas para que os agentes públicos de segurança possam auxiliar a comunidade. “Essa disciplina permite que os bombeiros militares conheçam melhor a sociedade, fazendo com que eles atendam de forma mais humanizada o seu público alvo e minimizando o máximo possível o sofrimento das pessoas envolvidas. A humanização do profissional, seus valores pessoais, profissionais e sociais é algo muito importante e necessário para a nossa sociedade”, ressalta.

A disciplina possui 8 h/a e aborda no seu conteúdo programático a Estrutura do Conselho de Segurança Comunitária; Os Níveis de Organização Comunitária; o Programa Ronda do Quarteirão do Ceará, o Corpo de Bombeiros no contexto da Segurança Comunitária e seus Projetos Sociais, Estratégias de Organização e as responsabilidades do Estado, do Cidadão e dos Órgãos que fazem a Segurança Pública no Brasil.