Bombeiros Militares em formação são orientados sobre a importância da Psicologia das Emergências

22 de abril de 2015 - 14:42

Os alunos do Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BMCE) participaram nesta quarta-feira (15), no Mini Auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) de aula teórica sobre psicologia das emergências.

A disciplina possui 18 horas/aula e tem o objetivo de discutir o comportamento do bombeiro militar no gerenciamento de crises emocionais em incidentes críticos, acidentes e desastres. Os profissionais aprendem a agir de forma preventiva até o pós-trauma, intervenções de compreensão, apoio e superação do abalo psicológico às vítimas.

Para o instrutor da disciplina, Cabo PM Felipe Tadeu Bezerra de Oliveira, lotado no Centro Biopsicossocial da Polícia Militar do Ceará, é importante que os futuros profissionais da segurança pública, possuam técnicas psicológicas para saber lidar com pessoas em situação de vulnerabilidade. “A disciplina traz para o bombeiro militar a completa estabilidade emocional que ele deve ter, mediante aos diversos tipos de situações, contribuindo para o profissional venha desempenhar com êxito o seu papel operacional.”, aponta.

Entre os temas abordados no conteúdo programático da disciplina estão: Os primeiros auxílios psicológicos; As reações emocionais a situações impactantes; O papel do Bombeiro nos desastres; O atendimento a pessoas em luto; A fisiologia do estresse e o diagnóstico precoce; Estresse pós-traumático e o Gerenciamento do estresse.