Alunos do Curso de Formação de Bombeiros concluem aulas práticas de salvamento

22 de abril de 2015 - 14:01

Os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BMCE) concluíram nesta segunda-feira (20), as disciplinas de Salvamento Aquático e de Salvamento em Altura e Terrestre, componentes obrigatórios e fundamentais para os profissionais que atuarão diariamente em ocorrências de resgate e salvamento de pessoas.

Com uma carga horária de 126 horas/ aulas, a capacitação habilitou os novos bombeiros a planejar e executar ações de salvamento, respeitando as especificidades de cada situação. Além de técnicas de salvamento e do uso correto dos equipamentos, as disciplinas também trabalharam o conhecimento da doutrina, aprendizagem das rotinas, desenvolvimento da capacidade decisória, do controle emocional e da capacidade de trabalhar em equipe.

Em instruções teóricas e práticas, os alunos adquiriram conhecimentos e técnicas necessárias para a realização do resgate em acidentes automobilísticos com vítimas presas em ferragens, prevenção e salvamento de afogamentos, atendimento a emergências com produtos químicos, busca e resgate em estruturas colapsadas, salvamento em locais confinados, entre outros.

Estas foram as últimas disciplinas práticas ministradas no CFPCPBM, agora os futuros soldados BM continuarão participando de disciplinas teóricas, seminários temáticos e estágios supervisionados até o último dia de aula, previsto para o dia 07 de maio, quando completarão carga horária total da formação, que é de 1.020 horas/ aula.