Diversidade social e cultural é tema de discussão no Curso de Formação dos Bombeiros

20 de abril de 2015 - 08:30

Nesta sexta-feira (17), os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BMCE), realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), participaram da primeira etapa do seminário temático “Diversidade Social e Cultural”.

A atividade tem o objetivo de desenvolver no aluno uma análise crítica sobre a heterogeneidade social e cultural existente no Brasil, discutindo e conhecendo mais profundamente as situações vivenciadas no dia-a-dia do profissional. Além disso, o discente é incentivado a aprender, conviver e respeitar a todos os grupos sociais.

Para o palestrante, Capitão PM Francisco Carlos Araújo Rodrigues, a temática proporciona uma qualificação mais humanizada do profissional de segurança pública e contribui para a construção de uma cultura de paz e de respeito à diversidade humana. “Espera-se que os futuros bombeiros possam prestar um atendimento de qualidade sem nenhum tipo de discriminação, atendendo as pessoas pelo que elas realmente são, com toda atenção possível, sabendo lidar e prestar um atendimento de qualidade a todos”, ressalta.

O seminário temático possui uma carga horária de 4 horas/aula e aborda em seu conteúdo programático tópicos que tratam sobre diversidade social, cultura e a sua origem, a diversidade de gênero, expressão e orientação sexual, entre outros. Ao término, acontecerão debates e estudos de casos no campo das desigualdades socioculturais.