Alunos e colaboradores da AESP são imunizados contra Sarampo

8 de abril de 2015 - 17:09

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESPCE) em parceria com a Secretaria Executiva Regional V, promoveu nos dias 07 e 08 de abril, uma ação de vacinação contra os vírus do Sarampo e Rubéola (vacina dúplice-viral). A iniciativa objetivou imunizar servidores, colaboradores e alunos dos cursos de formação de praças e oficias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, contra o surto de sarampo diagnosticado no Estado.

Segundo a Enfermeira da Regional V, Marta Maria, ações como essa, que proporcionam a imunização de pessoas que lidam diretamente com o público é de grande relevância. “Devido ao surto de sarampo que a cidade de Fortaleza vive no momento, estamos realizando campanhas em escolas, empresas e órgãos públicos. É importante conscientizar o público sobre importância da vacinação contra o Sarampo e formar agentes multiplicadores dessas informações. Pretendemos aqui na AESP, atingir mais uma meta de imunização e se Deus quiser vamos conseguir imunizar uma grande parte dos cearenses.”, aponta.

O concludente do Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PMCE), Pedro Paulo Vieira, destaca a iniciativa da academia em colocar uma equipe de saúde a disposição dos alunos para realizar essa ação preventiva de imunização. “É importante estarmos imunizados contra o sarampo, porque daqui a alguns dias, estaremos tendo um contato direto com a população em varias comunidades. Além disso, poderemos também, conscientizar o público sobre a importância efetiva de prevenção contra o surto que está acontecendo no Estado do Ceará”, resalta.

Saiba Mais:
O sarampo é uma doença viral grave e altamente contagiosa, muito comum na infância, sendo a vacina, a única forma de prevenção. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, através de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. Já o vírus da rubéola é repassado por meio do espirro ou tosse, caracterizado por erupções vermelhas na pele.