Concludentes do CFPCPPM participam de Treinamento de Controle de Distúrbios Civis

7 de abril de 2015 - 21:46

A partir de hoje (07), todos os 975 concludentes do Curso de Formação Profissional para o Cargo de Soldado da Carreira de Praças da Polícia Militar (CFPCPPM – Turma IV) participam de Treinamento Básico de Controle de Distúrbios Civis (CDC). A atividade foi oferecida pela Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE) como uma complementação ao CFP, concluído no último dia 18.
 
O treinamento, ministrado pela equipe de CDC do Batalhão de Policiamento de Choque (BP/Choque) da PMCE, possui uma carga horária de 12 horas/ aulas e tem o objetivo de ampliar os conhecimentos profissionais dos futuros soldados no atendimento em ocorrências que envolvam gerenciamento de crise e em controle de multidões, ou em qualquer local onde haja a quebra da ordem pública.
 
Durante a instrução teórica foram abordados assuntos como, o uso progressivo da força, armas e munições menos letais, equipamentos de proteção individual (EPI), legislação, técnicas e táticas de CDC. Na parte prática, os alunos aprendem a utilizar perneira, colete, capacete e escudo, para assimilação de EPI e simulam a formação de tropas ofensivas e defensivas para o controle de distúrbios civis.
 
O instrutor do Curso, Tenente PM Renan Frota, falou da importância deste treinamento pós – formação. “Antes os alunos do CFP não tinha esse conteúdo de controle de distúrbios civis e agora o aluno já sai da Academia com esse conhecimento adicional. Apesar de ser um treinamento básico, é importante que o novo policial saiba que este serviço existe e que se ele precisar, ele terá isso a sua disposição. Esse contato dos candidatos com as praticas da atividade também desperta o interesse profissional deles, faz com que eles saibam que se quiserem ingressar aqui, eles terão todo o nosso apoio”, ressaltou.  O curso encerra no próximo dia 10.