Alunos do Curso de Formação da PM finalizam práticas de tiro defensivo

18 de março de 2015 - 11:12

Os alunos da quarta turma do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PMCE) concluem esta semana as aulas práticas da disciplina de Tiro Policial Defensivo, componente obrigatório na matriz curricular do Curso. Cerca de 270 alunos participam da capacitação, que acontece no Clube de Tiro Gun House, localizado no município de Itaitinga.

A instrução objetiva solidificar o conteúdo teórico ministrado em sala de aula, elevando o nível prático de conhecimento dos futuros policiais no manuseio de armas de fogo. Entre as técnicas repassadas, os alunos aprendem a realizar a troca de carregadores de forma tática e rápida e a efetuar disparos em várias posições.

Para o Supervisor do Núcleo de Armamento e Tiro da AESP, Tenente PM Fábio Rios, essa disciplina exige muita pericia e responsabilidade, pois, a partir do momento que é realizado o disparo, não há como desfazê-lo. “O treinamento é pautado nos princípios da necessidade, da proporcionalidade e da disciplina. Essas aulas acontecerem no final do curso é de suma importância, porque elas capacitam ainda mais os policiais militares em suas operações”, aponta.

No último dia de aula, que ocorre hoje (18), os alunos passarão por uma avaliação que afere o grau de aprendizagem e a destreza dos futuros policias com armas de fogo. Durante o teste serão realizados vintes disparos, utilizando dois carregadores em um intervalo de 120 segundos. Cada aluno deverá atingir uma média 8,0 para obter aprovação.

Segundo a aluna do Grupo 16, Alice Rufino dos Santos, esse momento é de muita expectativa. “A instrução de tiro é muito proveitosa, principalmente porque estamos sendo orientados por uma equipe muito bem preparada. Os instrutores são muito bem capacitados. Eu estou tendo um bom resultado na aula e será de muita utilidade na minha profissão”, declarou.