Alunos do CFPCPPM participam de treinamento coletivo de Abordagem Policial

17 de março de 2015 - 10:47

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou no último sábado (14), treinamento coletivo de Abordagem Policial com todos os 1.026 alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCPPM) – Turma IV. A ação aconteceu no Ginásio Poliesportivo da Instituição e teve o objetivo de consolidar os conhecimentos vistos em sala de aula durante as instruções de Técnica Policial Militar (TPM), implantando uma doutrina padrão de emprego operacional a ser adotada por todos os candidatos.

A atividade, que teve como foco a atuação Policial na Proteção dos Direitos Humanos, consistiu na simulação de técnicas de abordagem policial em diversos tipos de público da sociedade, como por exemplo, crianças, adolescentes, mulheres, gestantes, idosos, pessoas em situação de rua, dependentes químicos, autistas, homossexuais e pessoas com deficiências auditiva, visual, motora e cognitiva, que estivessem em conduta suspeita ou na prática de atos ilícitos.

Na ocasião, cada grupo de alunos representava uma situação envolvendo um destes públicos e o narrador detalhava cada procedimento que os futuros policiais deveriam adotar para manter a ordem pública e o cumprimento das leis. Uma banca avaliadora composta por cinco oficias da Polícia Militar do Ceará pontuou cada atuação, avaliando as condutas verbais e físicas dos participantes. Na classificação final, os grupos 19 e 20 empataram, obtendo o primeiro lugar geral na instrução. Já os grupos 27 e 17, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O aluno Santana do G-19, grupo que dramatizou uma situação de abordagem a uma pessoa surda, falou da satisfação em alcançar o primeiro lugar no treinamento. “Para nós foi muito satisfatório saber que todo aprendizado que obtivemos durante o curso foi bem aplicado nesse momento. Gostaria de deixar bem claro que o que aprendemos aqui, te devemos levar para rua e temos que nos esforçar ao máximo, para fazer o nosso perfeito lá fora”, declarou.

Para o monitor do grupo 20, Sargento PM Helder Dedê, este treinamento reflete o compromisso da Instituição com os direitos humanos. “Parabenizo os 32 grupos que fizeram suas apresentações de altíssimos níveis. Destaco os gestores da AESP, que em sua pedagogia tem dado aos alunos conteúdos relacionados à ética, moral, direitos humanos e feito de tudo para incentivar os futuros policias a serem pensadores das causas sociais”, ressaltou.

O Treinamento de Abordagem Policial teve carga horária total de 10 horas/ aula e foi a etapa final da disciplina Ação Policial Supervisionada (estágio reflexivo).