AESP realiza aula inaugural do Curso de Operações Táticas Rurais (COTAR)

6 de março de 2015 - 17:02

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou na manhã de hoje (06), aula inaugural do Curso de Operações Táticas Rurais (COTAR). A capacitação tem o objetivo de habilitar policiais para o atendimento de ocorrências em área rurais e regiões inóspitas, proporcionando o aprimoramento técnico profissional dos oficiais e praças que poderão compor o efetivo do COTAR – Unidade responsável pelo combate a crimes de alta complexidade fora dos limites da capital, atuando principalmente em ocorrências de assaltos a banco e carro forte no interior do Estado.

Um grupo de 55 alunos participou do evento que contou com a presença do Diretor Geral da AESP, Coronel PM José Herlínio Dutra; do Coordenador Geral de Ensino e Instrução, Tenente Coronel Douglas Afonso; do Comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Coronel PM José Maria Barbosa Soares; do Comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque),  Major PM Alexandre Ávila de Vasconcelos e do Comandante do 23º Batalhão de Caçadores, Tenente Coronel Alfredo Ferreira dos Santos Filho, entre outros militares.

Na ocasião, o Comandante do CPE, Cel PM Soares ressaltou a importância dos grupos especializados da Polícia Militar no combate à criminalidade e parabenizou o eficiente trabalho que o COTAR vem desempenhando. “Hoje, o COTAR é extremamente respeitado pela rapidez e eficiência com que desenvolve suas ações de buscas, de abordagens e de cumprimentos de mandatos. A sociedade cearense e nós, comandantes da PMCE, precisamos dos senhores para que possamos alcançar a tranquilidade pública e o bem estar social tão desejado”, enfatizou.

Em seguida, o Diretor Geral da AESP, Cel PM Dutra cumprimentou os novos alunos e discursou sobre o significado do aprender e da importância das dificuldades durante o processo de aprendizagem. “O aprender é praticamente uma catarse. Imagine que sensação maravilhosa quando aprendemos algo pela primeira vez, depois de muito esforço. Algumas vezes esse esforço é justamente o que precisamos em nossas vidas. Se vocês não forem capazes de enfrentar os desafios, enfrentar as adversidades e superar limitações, jamais se tornarão pessoas capazes. Esse curso é um desafio para vocês enfrentarem”, pontuou.

O curso tem duração de 56 dias e possui programação diversificada, abordando conteúdos de várias áreas como: atendimento pré-hospitalar tático, natação utilitária, sobrevivência em ambientes de caatinga, patrulha policial rural, planejamento e operações, tiro policial, identificação e noções de material explosivo, montanhismo, noções de combates em ambientes confinados, gerenciamento de crises e direitos humanos. Ao todo serão 370 horas/ aula, entre atividades teóricas e práticas.