CFPCP/BM faz treinamento de Resgate em Altura

5 de março de 2015 - 18:37

Os alunos do Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BM) que estão cursando a disciplina de Salvamento em Altura e Terrestres participaram nesta quinta-feira (05), de instrução prática de resgate com cabo paralelo no Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, localizado na Avenida Leste Oeste.

A disciplina tem por objetivo trabalhar atividades de localização, acesso, estabilização e transporte de vítimas mediante o emprego de técnicas e equipamentos de salvamento em locais de diferentes planos/níveis, trabalhando o lado físico, técnico e psicológico dos profissionais, com base nas normas de segurança e procedimentos específicos de ancoragem, descida e ascensão.

O treinamento visa trabalhar a forma correta e o emprego de cabos e demais equipamento no resgate de vítima de altura. Na ocasião, o pelotão foi divido em equipes, que simularam a função de socorristas e vítimas mediante o uso do cabo paralelo. A equipe 01 desceu no cabo para realizar o salvamento, prendeu a vítima umbilicalmente, destravou o sistema de cabos e fez a descida com segurança.

Segundo o instrutor e titular da disciplina, Capitão BM Humberto Carvalho, a instrução capacita os futuros bombeiros militares a realizar qualquer tipo de salvamento, em diferentes níveis de altura, utilizando equipamentos especiais e técnicas específicas que auxiliam nesse procedimento. “Esse exercício que os alunos executaram hoje, é uma das atividades de resgate que o bombeiro poderá empregar em uma situação real com vítima, pendurada em uma edificação, por exemplo.”, aponta.

A disciplina possui 126 horas/ aula e aborda no seu conteúdo programático assuntos como: Fundamentos de salvamento em altura; Protocolos e normas técnicas específicas (NR-35 e NR-36); Técnicas de salvamento em altura; Materiais e equipamentos: classificação e emprego dos equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC).

Na próxima semana, os discentes irão realizar o exercício prático dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e farão treinamento de auto-resgate, simulando situações que não há a presença de um profissional bombeiro para realizar o salvamento.