Técnicas de Saúde e Segurança aplicada ao Trabalho são ministradas para os futuros oficias BM militares

3 de março de 2015 - 15:45

Os alunos do Curso de Formação Profissional para Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCO/BMCE) participaram nesta segunda-feira (02), de aula teórica sobre Saúde e Segurança Aplicada ao Trabalho.

A disciplina possui 18 horas aula e tem por objetivo criar condições para que o profissional seja capaz de compreender os conceitos e a relação entre saúde/doença mental e seus impactos no universo militar, capacitado-os para que possam conhecer técnicas e equipamentos de proteção que auxiliem a tornar o ambiente de trabalho mais saudável.

Para a professora da disciplina, Neyla Santana, colocar em prática as técnicas e procedimentos de segurança, que venham a auxiliar no desempenho das tarefas dos oficiais bombeiros militares é promover uma melhor qualidade de vida e um trabalho mais saudável. “Através dessa disciplina é possível evitar que os profissionais de segurança pública desenvolvam a médio e longo prazo, alguma doença em decorrência do trabalho, por isso é fundamental que eles tenham esse conhecimento, de forma a atuar de forma preventiva”, afirma.

Entre os temas abordados no conteúdo programático da disciplina estão: a Fisiologia do estresse e diagnóstico precoce; Ergonomia aplicada ao profissional de segurança pública, tanto no campo opera¬cional como no administrativo; Equipamentos de proteção (EPI, Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Prevenção de doenças do trabalho.