Futuros bombeiros visitam Quartel do Aeródromo

26 de fevereiro de 2015 - 16:57

Os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças dos Bombeiros Militares do Ceará (CFPCP/BM) realizaram nesta quinta-feira (26) visita ao Quartel do Aeródromo Pinto Martins, situado no bairro Serrinha em Fortaleza. A instrução faz parte da Disciplina de Estágio Operacional Supervisionado, voltado para a preparação final dos futuros soldados, a fim de promover uma vivência prática dos conhecimentos em sala de aula.

Para o Sargento BM Márcio Marinho, que há 20 anos trabalha na Seção Contra Incêndio do Aeroporto, o Estágio supervisionado possibilita conhecer o cotidiano das corporações. “Essas visitas são de extrema importância, pois assim eles podem conhecer a vida real do bombeiro e desmistificar várias situações sobre as atividades realizadas pelo BM. É uma forma de conhecer o dia a dia do profissional no seu ambiente de trabalho”, afirma.

Por ser uma unidade aeroportuária, a Seção dispõe de viaturas e equipamentos diferentes dos utilizados nos quartéis urbanos, possibilitando que os alunos conhecessem equipamentos como: almofada pneumática, capaz de erguer e locomover as aeronaves e o aparelho desencarcerador que serve para furar, cortar e expandir aeronaves, para que se possa ter acesso ao interior. Além disso, puderam também conhecer e operar as viaturas de alta tecnologia, equipadas com computador de bordo, GPS, tela de touch screen e que comportam 1.400 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) e 250kg de pó químico e 11.000 litros de água.

O aluno do grupo 1, Alex Cordeiro Lima, falou da satisfação em conhecer uma unidade especializada. “O local possui uma boa estrutura, além de ser bem equipado. Essa experiência proporciona uma maior aproximação com a realidade da profissão que escolhi”, pontuou.