Soldados Bombeiros em Formação fazem Estágio Operacional Supervisionado na Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães

26 de fevereiro de 2015 - 13:30

 
Nesta quarta-feira (25), o Grupo 06 do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças dos Bombeiros Militares do Ceará (CFPCP/BM), que está cursando Estágio Operacional Supervisionado, visitou a Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do CBMCE.

A disciplina possui 40h/a e tem a finalidade de promover uma vivência prática sobre os conhecimentos teóricos adquiridos na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), familiarizando-os com a rotina administrativa e operacional das Unidades Especializadas.

Na ocasião, cerca de 32 alunos puderam conhecer o funcionamento da 4º Seção de Bombeiros no Quartel do Conjunto Prefeito José Walter, que atua em trabalhos de busca, resgate e salvamento em áreas rurais, urbanas e locais de desabamento. A unidade conta com 11 cães treinados das raças Labrador, Pastor Belga e Boiadeiro Australiano, que possuem olfato aguçado e conseguem sentir diversos odores, permitindo assim, a localização de forma precisa de pessoas perdidas (vivas ou em óbito) em matas, ou em situações de deslizamento, soterramento e ocultação de cadáveres.

Durante a primeira etapa da visita, os alunos participaram de palestras sobre a doutrina empregada na corporação do Ceará e de outros estados; os critérios de seleção dos filhotes, métodos de adestramento e o funcionamento geral do canil. Além disso, foram repassadas as técnicas de treinamento de busca e resgate, através da metodologia do odor do cão, que consegue perceber e identificar através do olfato, cheiros em concentrações até 100 milhões de vezes menores que as detectadas pelos humanos.

Para o Comandante da SBRESC, Major BM Lino José Rodrigues Filho, essa etapa do processo de formação é a oportunidade que os alunos irão ter para manter contato direto com as áreas de conhecimento que o soldado bombeiro deve ter. “O leque das atividades realizado pelo Corpo de Bombeiros é muito grande. Dentro do salvamento terrestre, está o salvamento com cães. Esse conhecimento irá ajudar os alunos a definir qual especialidade, dentro da corporação, que são muitas, ele poderá seguir. Esse tipo de atividade vem propiciar aos militares conhecimentos necessários para a execução das atividades realizadas pelo CBMCE”, explicou.

Na segunda parte da visita, os alunos juntamente com os instrutores cinotécnicos que são especialistas em condução de cão de busca, realizaram demonstrações com os cachorros, simulando diversas ocorrências de resgate de pessoas perdidas e vítimas de desabamento.