Alunos do Curso de Formação da PM concluem disciplina de Sociedade, Ética e Cidadania

25 de fevereiro de 2015 - 08:52

Aconteceu nesta segunda-feira (23), o encerramento da disciplina de Sociedade, Ética e Cidadania ministrada ao grupo 18 do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PM) – Turma IV.

A disciplina objetiva desenvolver condições para que o futuro militar possa refletir sobre o seu papel como profissional de Segurança Pública, a fim de desenvolver uma conduta ética, que auxilie nos momentos de decisão, fortalecendo uma postura moral sobre as atividades ilícitas e criminais.

Na ocasião, os alunos se reuniram no pátio interno da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) onde participaram de uma dinâmica em grupo, que tinha por finalidade, falar das qualidades dos colegas, reconhecendo seus valores pessoais e profissionais presenteando-os com uma medalha de honra ao mérito simbólica.

De acordo com a Instrutora da disciplina e Terapeuta Ocupacional, Sandra Maria Coelho Ribeiro, trabalhar os conceitos sobre ética, moral e amizade é reafirmar a importância dos valores humanos na carreira profissional. “Trazer esses questionamentos para a realidade deles, faz com que o profissional se reconheça como ator fundamental no processo de construção de uma sociedade mais justa e íntegra”, afirma.

Para o aluno Thiago Moura de Farias, a Polícia Militar deve ater-se a conduta ética, exigindo sempre do seu profissional um comportamento moral condizente com a função que desempenha, a fim de cultivar a confiabilidade da sociedade. “O Brasil precisa cada vez mais de profissionais éticos, dispostos a agir e atuar, sem passar por cima de ninguém. Essa disciplina veio mostrar a maneira que o Policial Militar deve agir, seguindo sempre os princípios éticos e morais para o bom exercício de sua profissão”, ressalta.

A disciplina possui 20h/a, fazendo parte da matriz curricular preconizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP-MJ) que prevê uma formação mais humanizada, com base nos Direitos Humanos e nos valores éticos, motivando os futuros policiais militares do Ceará a exercer positivamente a prestação de um honroso serviço à sociedade.