Academia realiza formatura do Curso de Capacitação em Operações Aéreas para Profissionais do SAMU

13 de fevereiro de 2015 - 09:43

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou nesta quinta-feira (12), solenidade de encerramento do Curso de Capacitação em Operações Aéreas para Profissionais de Saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O evento aconteceu no Auditório principal da Instituição e contou com a presença do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Carlos Teixeira; do Secretário da Saúde do Estado do Ceará, Dr. Antônio Carlile Lavor; do Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, Cel PM José Herlínio Dutra e da Perita Adjunta da Perícia Forense (PEFOCE), Adilina Feitosa e Feitosa. Além dos formandos e familiares.

O curso que habilitou 19 profissionais, incluindo médicos e enfermeiros ao voo nas aeronaves para o atendimento às ocorrências de resgate e remoção aeromédicas, teve uma carga horária de 158 horas/ aula e contemplou aulas práticas e teóricas sobre salvamento terrestre, acidentes com múltiplas vítimas, catástrofes, procedimento de evacuação de emergência, fraseologia aeronáutica, segurança de voo, procedimentos de segurança de aeronaves, equipamentos e procedimentos aeromédicos, regulamentação de aviação civil e sobrevivência em regiões inóspitas, entre outras.

Na ocasião, o Diretor Geral da AESP, Cel Dutra ressaltou a missão da Academia na formação dos mais diversos profissionais do Estado e a importância do ensino e aprendizagem para nossas vidas. “Este é um momento muito especial para vocês, momento de ensinar e aprender. Só a Academia tem essa capacidade, de unir turmas tão diferentes, como a de profissionais de saúde e de segurança, em um ideal tão bonito que é o de salvar vidas”, enfatizou.

Em seguida, o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Carlos Teixeira, falou sobre a responsabilidade da SSPDS e parabenizou os formandos. “Hoje a maior preocupação dos cearenses é a segurança pública, nós temos muito que explicar a sociedade e que bom que hoje nós temos algo tão positivo para mostrar. Parabéns ao SAMU e ao CIOPAER  pelo trabalho de vocês”, pontuou.

Após o encerramento da solenidade, o titular da SSPDS apresentou a aeronave que será utilizada pelos profissionais do SAMU no atendimento à população. O helicóptero, equipado com unidade de tratamento intensivo (UTI) tem o mesmo padrão dos equipamentos utilizados nos países europeus e faz com que o Ceará seja o primeiro Estado brasileiro a oferecer esse serviço público de resgate e salvamento com UTI aeromédica.