CFPCP/BM recebe treinamento sobre o uso de aparelho desencarcerador

10 de fevereiro de 2015 - 08:21

Os alunos do Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BM) participaram nesta segunda-feira (09), de instrução sobre equipamento de desencarceramento no quartel do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), situado na Avenida Leste Oeste.

O treinamento faz parte do cronograma da disciplina de Salvamento em Altura e Terrestre e tem o objetivo de capacitar os bombeiros militares a realizar técnicas específicas, aplicadas no resgate em acidentes automobilísticos, busca e salvamento de vítimas em estruturas colapsa¬das.

Na ocasião, os alunos devidamente equipados com luvas de proteção, puderam ter contanto com o aparelho desencarcerador elétrico, utilizado para cortar e expandir ferragens, levantar cargas e libertar pessoas presas em elevadores e desabamentos.

Para o instrutor e titular da disciplina, Capitão BM Humberto Carvalho, a finalidade do treinamento é mostrar o uso correto do aparelho nos diversos tipos de ocorrências. “Os futuros bombeiros militares estão tendo a oportunidade de se familiarizar e operar um equipamento capaz de cortar peças metálicas, que geralmente é utilizado em resgate de acidentes de trânsito, onde há vítimas sobre ferragens, além de trabalhar o estado psicológico exigido para esse tipo atividade”.

A disciplina de Salvamento em Altura e Terrestre totaliza uma carga horária de 126 horas/ aula e capacita o profissional a desenvolver habilidades técnicas e psicológicas, através de procedimentos operacionais padrão e de gerenciamento de riscos, necessários para realizar um bom desempenho das atividades a serem prestadas à sociedade.

Na parte de salvamento terrestre, até o momento, os alunos treinaram com martelo arrombador e martelete elétrico, ambos usados em situações de desabamento e soterramento; porta vergalhão, empregado no corte de grades e barras de aço e a talha tirfor, acionado no tracionamento, içamento e deslocamento de lajes, árvores e veículos.