Alunos do Curso de Formação dos Bombeiros concluem disciplina de Educação Física

6 de fevereiro de 2015 - 19:02

Nesta sexta-feira (06), os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças Bombeiros Militares (CFPCP/BM) concluíram a disciplina de Educação Física, componente essencial para o futuro profissional de Segurança Pública que deve apresentar vigor físico, equilíbrio emocional e destreza para enfrentar as dificuldades cotidianas no exercício da profissão.

A disciplina contempla uma carga horária de 54 horas/ aula e objetiva promover hábitos saudáveis no profissional, capacitando-o para exercer com eficácia suas missões, enquanto estiver no serviço ativo, bem como, proporcionar qualidade de vida no decorrer da sua inatividade, quando ingressar na reserva.

Entre as atividades realizadas durante as aulas estão as práticas de natação, corrida aeróbica, treinamento em circuito, ginástica básica, trabalho com halteres e demais exercícios.

Para o instrutor da disciplina, Soldado BM Márcio Ferreira, o bombeiro deve resguardar a saúde e o bem-estar, para desenvolver satisfatoriamente sua função de proteção à sociedade. "Através da prática de Educação Física os futuros bombeiros adquirem força, agilidade e condicionamento físico, características que precisam ser presentes na vida de um militar”, afirma.

Devido à importância das atividades físicas, mesmo após a conclusão da disciplina, esta prática continua presente no cronograma do Curso de Formação, inseridas em outras instruções práticas, como nas aulas de Salvamento Aquático, Terrestre e em Altura.

Para avaliar a capacidade física dos alunos, todos os 274 candidatos do CFPCP/BM, participarão neste sábado (07) e domingo (08), da avaliação prática final da disciplina. O teste tem caráter eliminatório e classificatório e será exigido total condicionamento físico do futuro profissional, em provas de flexão abdominal, natação, flexão de braço na barra fixa e corrida de 12 minutos.