Alunos do Curso de Formação da PM treinam Técnicas de salvamento com Rapel

3 de fevereiro de 2015 - 16:57

Nesta terça-feira (03), os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PM) que estão participando da disciplina de Atendimento em Emergências Médicas, tiveram instrução de Salvamento em altura com a utilização de rapel, no pátio interno da Academia Estadual de Estadual de Segurança Pública (AESP/CE).  

A instrução objetiva capacitar tecnicamente os futuros profissionais da segurança pública para o auxílio de vítimas, utilizando a modalidade de rapel em procedimentos básicos de primeiros socorros em locais de diferentes planos e níveis, tendo como base as normas de segurança e métodos específicos de ancoragem, descida e ascensão.

Acompanhados por instrutores, paramédicos e ambulância, os alunos devidamente equipados com arnês, luvas, freios, capacetes, mosquetão e cordas rígidas, exercitaram a descida vertical em rapel de forma controlada. A atividade exigiu dos discentes vigor físico e controle emocional, já que em muitas situações o profissional depende destes requisitos para  superar os obstáculos.

Para o instrutor da disciplina, Cabo Fábio Herlândio, o treinamento irá transmitir uma boa base de conhecimento sobre como proceder em descidas de rapel, caso seja necessário em algum momento. Também servirá de alicerce, caso o profissional tenha a pretensão de fazer parte de alguma unidade especializada, como o Grupo de Ações táticas Especiais (GATE) “Geralmente o policial militar é o primeiro a ser acionado em ocorrências, por isso é importante que ele saiba realizar os procedimentos de primeiros socorros, seja em um sinistro ou até mesmo em um simples acidente de moto. É fundamental que ele tenha um conhecimento técnico sobre salvamento, inclusive em altura”, ressalta.

A disciplina é direcionada para o policiamento ostensivo em casos de ocorrências com ou sem vítimas e possui carga horária de 20 horas/aula.