AESP inicia Curso de Operações Aéreas para profissionais do SAMU

26 de janeiro de 2015 - 15:27

Aconteceu nesta segunda-feira (26), no Auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), a aula inaugural do Curso de Capacitação em Operações Aéreas para Profissionais de Saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que objetiva habilitar médicos e enfermeiros ao voo nas aeronaves para o atendimento às ocorrências de resgate e remoção aeromédicas.

O curso tem uma carga horária de 158 horas/ aula e contempla aulas práticas e teóricas sobre salvamento terrestre, acidentes com múltiplas vítimas, catástrofes, procedimento de evacuação de emergência, fraseologia aeronáutica, segurança de voo, procedimentos de segurança de aeronaves, equipamentos e procedimentos aeromédicos, regulamentação de aviação civil e sobrevivência em regiões inóspitas, entre outras.

Na ocasião, o Coordenador de Comunicação da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), Major PM Marcus Costa ministrou a palestra “A Visão Holística do CIOPAER”, repassando aos discentes a história, missão, números estatísticos e equipamentos usados no serviço aeromédico e ressaltou a importância do Curso para o Estado. “Hoje, nós temos as mesmas aeronaves, equipamentos e padrão de resgate de países de Europa. Esse é um serviço que promove mais segurança para a população do Estado do Ceará e até de Estados vizinhos. Então, a qualificação desses profissionais para a população Cearense é fundamental e para nós um motivo de orgulho”, afirma.

Para a aluna do curso e enfermeira do SAMU, Carmem Bezerra Santos, esta capacitação veio sanar uma grande lacuna no setor da aeromédica. “Trabalhar com essa área da segurança pública, que é a parte de policiamento de resgate, é uma experiência inovadora e será muito gratificante. É uma expectativa pessoal e profissional de grande realização”, ressaltou.

O evento contou  com a presença do Diretor Geral da AESP, Cel PM José Herlínio Dutra; do Coordenador Geral de Ensino e Instrução da Academia, Ten Cel PM Douglas Afonso Rodrigues da Silva; do Coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), Delegado Francisco Alves de Paula; discentes; docentes e demais colaboradores da Instituição.