Alunos do Curso de Formação do Corpo de Bombeiros Militar concluem prática de Tiro Defensivo

23 de janeiro de 2015 - 16:28

As oito turmas que integram o Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar (CFPCP/BM) da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), concluíram nesta sexta-feira (23) as aulas práticas da disciplina de Tiro Policial Defensivo, componente obrigatório e essencial da matriz curricular do curso.

A instrução teve como objetivo consolidar o conteúdo teórico ministrado em sala de aula, elevando o nível de conhecimento dos candidatos no tocante ao manuseio e técnica de tiro com as armas de fogo.

Durante o treinamento os futuros bombeiros aprendem técnicas de identificação e manuseio de armas; uso do simulacro, que é uma réplica de arma real, mas que não é capaz de promover disparo e preparam-se para assumir a linha de tiro. Na etapa final, os alunos treinam com revólver calibre 38 e pistola calibre ponto 40, disparando em alvos à distância de 5, 7 e 10 metros da linha de tiro.

O instrutor, SD PM Alex Mendes, falou sobre a importância da disciplina para a formação dos futuros bombeiros. “Esse treinamento é essencial para os profissionais de segurança pública. Capacitamos o militar para fazer o uso correto da arma, quando for necessário, preservando a vida dele e de terceiros. O grande foco das instruções de tiro é a aplicação da lei e a preservação da vida”, enfatizou.

A disciplina contou com uma carga horária de 36 horas aula, entre práticas e teóricas. Todas as instruções práticas aconteceram no Clube de Tiro Gun House, localizado no bairro Ancuri e foram acompanhadas por uma equipe de socorristas e ambulância do Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança do corpo discente e docente.