Futuros oficiais PM e BM são capacitados em Mediação de Conflitos

19 de janeiro de 2015 - 16:45

Os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros (CFPCO/BM) e da Polícia Militar (CFPCO/PM) da Academia Estadual de Segurança Publica (AESP/CE) são capacitados para a Mediação de Conflitos. A disciplina tem por objetivo sensibilizar os profissionais de segurança pública acerca do seu papel de mediador e pacificador social.

O conteúdo aborda aspectos teóricos, doutrinais e judiciais, através dos estudo dos Meios Alternativos de Resolução de Conflitos como: Arbitragem; Negociação; Conciliação e Mediação. Além disso, também são trabalhados aspectos comportamentais como saber ouvir, praticar a empatia e a facilitação do diálogo.

O Professor e Delegado de Polícia Civil, Demóstenes Cartaxo, explica a importância da disciplina para a formação dos futuros oficiais militares. “A mediação de conflitos é instrumento potencializador da harmonia social utilizado em diversos setores da comunidade e que cada vez mais vem sendo utilizada nas questões que envolvem direta ou indiretamente a atividade de segurança pública, sendo assim, componente imprescindível nos Cursos de Formação Inicial e Continuada”, enfatizou.

A disciplina, que segue a filosofia de polícia comunitária, faz parte da matriz curricular preconizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e possui 18 horas/ aula.