Alunos do CFPCP/ PM simulam ocorrência com Atendimento em Emergências Médicas

16 de janeiro de 2015 - 15:57

 

Alunos da quarta turma do Curso de Formação de Soldados para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PM) realizaram nesta sexta-feira (16), instrução prática de Atendimento em Emergências Médicas. A disciplina repassa procedimentos de emergências e primeiros socorros voltados para o atendimento durante o policiamento ostensivo, quando houver acidentes com vítimas.

Durante a aula, os discentes simularam diversas situações de socorro médico, testando na prática os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas. Utilizando manequim simulador, cuja elasticidade do tórax é similar à humana, o que permite o treinamento de diversas técnicas de reanimação cardio-pulmonar (RCP) e gerenciamento de vias aéreas, os alunos aprenderam a fazer massagem cardíaca, respiração boca a boca e socorro em situação de engasgamento. Também foi simulada a imobilização e remoção de vítimas de acidentes automobilísticos.

Ana Késia Dourado, aluna do grupo 19, afirma estar satisfeita com esta experiência. “A prática dos exercícios com o manequim é fundamental, pois nos auxilia a examinar e executar de forma correta os procedimentos. Com certeza, essa instrução me deixou mais confiante para executar certos procedimentos essenciais para salvar a vida do próximo”, enfatizou.

Para o Instrutor Subtenente da PM Paulo Roberto Costa, as técnicas ensinadas na instrução serão utilizadas tanto na vida profissional, quanto na vida diária dos futuros policiais militares. “Acidentes acontecem a qualquer momento, tanto com a gente, quanto com pessoas próximas. Se o PM tiver o mínimo de noção de como proceder, com certeza irá salvar e evitar que a possível vítima fique com sequelas graves para o resto da vida”, explica. Todos os 1.034 candidatos do CFPCP/PM passarão por este treinamento que possui 20 horas/ aula.